BEM-VINDO AO BLOG DO RAY.

ESPAÇO DEMOCRÁTICO, TERRITÓRIO LIVRE ONDE TODOS OS ASSUNTOS SÃO TRATADOS E REPERCUTIDOS.


sexta-feira, 24 de maio de 2013

PREVI PAGARÁ DIFERENÇAS DO BET

Fonte menor Fonte maior   Voltar voltar

PREVI pagará o BET sobre as diferenças na folha de junho 
No mês de maio foram pagos os benefícios retroativos a janeiro, com base de cálculo nos valores de dezembro, atualizados Monetariamente. Na folha de junho, a PREVI providenciará o cálculo e o pagamento do BET sobre as diferenças apuradas.
"Com a aprovação do novo Regulamento do Plano 1, em 22/4, nossa prioridade foi garantir o pagamento dos valores retroativos ainda na folha de maio. Agora, pagaremos o BET sobre as diferenças", afirma o Diretor de Seguridade, Marcel Barros.

Fonte: PREVI.com.br

quarta-feira, 15 de maio de 2013

NOVA RESOLUÇÃO PARA RETIRADA DO PATROCÍNIO


Previdência Social

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: CNPC aprova nova resolução para retirada de patrocínio 
Destaques ainda serão analisados no próximo dia 20
14/05/2013 - 12:19:00


Da Redação (Brasília) - O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou a base de uma nova regulamentação para retirada de patrocínio no âmbito do regime fechado de previdência complementar, quando as empresas optam por deixar de contribuir para a previdência fechada oferecida aos seus funcionários. A legislação em vigor sobre o tema foi instituída no ano de 1988. A decisão foi aprovada na 10° reunião ordinária do colegiado, realizada em Brasília na segunda-feira (13).

A proposta do Ministério da Previdência foi aprovada com 13 destaques. De acordo com o secretário de políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jaime Mariz, dois terços da proposta apresentada foram aprovados na sessão. No entanto, seis destaques ainda serão analisados em uma reunião marcada para a próxima segunda-feira (20), em Brasília.

A partir de agora a empresa que decida pela retirada de patrocínio de um fundo de pensão só poderá suspender sua contribuição após a autorização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia responsável pela fiscalização do setor no país. Até então isso não era necessário. Além disso, a fundação precisará passar por uma avaliação econômico-financeira realizada pela Previc e que será responsável pela verificação dos ativos da fundação, da reserva estimada de cada participante, além de eventuais contratos de dívidas das empresas patrocinadoras.

O secretário de políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz, destacou a importância da aprovação realizada nesta segunda-feira: “Há 20 anos o sistema de previdência complementar espera por essa nova resolução. Neste esforço que foi feito agora, de um ano meio de discussões, buscou-se a convergência, que, hoje, tornou-se muito grande. As divergências ainda existentes foram explicitadas nesta segunda-feira e nós entramos em regime de votação. Agora temos a responsabilidade de decidir democraticamente sobre elas”, declarou.

Outro avanço aprovado na sessão garante que todo assistido que passar por um processo de retirada patrocínio tenha a garantia, de no mínimo, cinco anos de proteção previdenciária, independentemente de idade e de eventualmente já ter superado a expectativa de vida prevista para os participantes da fundação. Os custos desta medida serão responsabilidade dos patrocinadores.

A expectativa é que na próxima segunda seja aprovada também a destinação das chamadas reservas de contingência – formada por excedentes de até 25% dos ativos dos fundos – e especial, que é aquela que possui um acumulado superior a 25% dos ativos. Essas reservas são formadas em fundos superavitários e usadas para cobrir eventuais necessidades. Pela proposta, no caso de uma retirada de patrocínio, os participantes e assistidos ficariam com a reserva de contingência, enquanto a reserva especial seria dividida entre patrocinadores e participantes na proporção com que tenham contribuído para o fundo.

O secretário adjunto de políticas de Previdência Complementar, José Edson da Cunha Júnior, destacou a segurança jurídica que a nova resolução proporcionará ao sistema, já que as regras tanto para o ingresso, quanto para a retirada de um patrocínio tornam-se claras e atualizadas. O secretário-adjunto ainda ressaltou a importância da atualização dessa norma em virtude do aumento significativo de reorganizações societárias realizadas por empresas no Brasil na última década. Hoje, dos 1.129 planos de benefícios existentes no país, 78 estão em processo de retirada de patrocínio. A nova resolução entra em vigor na data de publicação.

Conselho – Criado pela Lei nº 12.154/2009 o CNPC é responsável pela regulação do regime de previdência complementar brasileiro, hoje composto por 332 entidades fechadas de previdência complementar e 1.129 planos de benefícios. O Conselho é integrado por oito membros entre representantes do governo federal, das entidades fechadas de previdência complementar, dos patrocinadores ou instituidores dos planos de benefícios e dos participantes e assistidos. Atualmente, o patrimônio dos fundos de pensão do país chega a R$ 626 bilhões, o que representa aproximadamente 14% do PIB brasileiro.

Informações para a Imprensa
Ana Carolina Melo
(61) 2021-5311
Ascom/MPS

quarta-feira, 1 de maio de 2013

FUNDOS DE PENSÃO DEVEM ASSUMIR RISCOS MAIORES



"Para compensar juros menores, fundos de pensão devem assumir riscos maiores"



Postado por Ricardo Schwalfemberg, planejador Life Finanças Pessoais


mercado
Os grandes fundos de previdência complementar do país já não mais garantem o pagamento futuro de benefícios nos mesmos patamares invejados de hoje. A redução histórica da taxa básica de juros (Selic), que está em 7,50% ao ano, e a persistente instabilidade das bolsas de valores tornaram mais difíceis à rentabilidade dos recursos poupados pelos trabalhadores.

Correio Braziliense on-line – DF – 28/04/2013

Publicação: 28/04/2013 07:45 Atualização: 28/04/2013 09:32

Os grandes fundos de previdência complementar do país já não mais garantem o pagamento futuro de benefícios nos mesmos patamares invejados de hoje. A redução histórica da taxa básica de juros (Selic), que está em 7,50% ao ano, e a persistente instabilidade das bolsas de valores tornaram mais difícil a rentabilidade dos recursos poupados pelos trabalhadores. Os gestores foram obrigados a ajustar as estratégias de investimento, diversificando alvos e incorporando um pouco mais de risco ao cotidiano, além de restringir o conforto que os títulos públicos antes davam.

Mesmo garantindo aos seus participantes as pensões e as aposentadorias contratadas, as fundações alertam aos seus associados que restará àqueles que quiserem manter a mesma renda da ativa duas alternativas: adiar o recebimento dos benefícios ou contribuir mensalmente um pouco mais para o plano. “Não há milagre. Com taxas de retorno cada vez mais apertadas, a preservação dos ganhos nos níveis atuais dependerá de trabalhar por mais tempo ou de contribuições maiores”,resume Geraldo Aparecido da Silva, secretário-geral da Funcef, o fundo de pensão dos servidores da Caixa Econômica Federal.
Para ele, com os juros nos atuais patamares, o saldo de conta presente só assegura um benefício de menor valor. Apesar dos gigantescos recursos aplicados — cerca de R$ 620 bilhões ou 15% do Produto Interno Bruto (PIB) —, as entidades fechadas de previdência complementar estão encarando a nova realidade brasileira, com expectativa de vida maior da população e crescente aperto das entidades reguladoras. É apenas o começo.

Correio Braziliense on-line – DF – 28/04/2013"

EM VOTAÇÃO O RELATÓRIO ANUAL DA CASSI



Brasília (DF), 30 de abril de 2013

Votação do Relatório Anual segue até segunda-feira, 6
Teve início na segunda-feira, dia 29, a votação do Relatório Anual 2012, documento que reúne as principais iniciativas e o balanço financeiro da CASSI. Podem votar funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil que são titulares do Plano de Associados e estão aptos a participar, de acordo com o Estatuto do Plano.
O Relatório está disponível no site da CASSI e um exemplar foi enviado também para o endereço daqueles que não inibiram, pelo site, o recebimento de impressos.
A CASSI preparou um passo a passo para ajudar os associados ao Plano a participarem da votação. Funcionários da ativa, que votam pelo SisBB, e aposentados, que usarão os terminais de autoatendimento (TAA), encontram as orientações clicando aqui. A votação segue até às 18 horas do dia 6 de maio.
Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI)