O Movimento Semente da União, por seu Conselho Gestor, manifesta apoio à proposta consolidada pela FAABB para a sustentabilidade da CASSI e sua consequente perenidade pelas seguintes razões:
1) As premissas estabelecidas conferem tranquilidade aos associados diante de medidas cogitadas que os afeta negativamente.
2) As auditorias independentes nas áreas administrativa e operacional colocadas como condição para a realização de consulta aos associados para a aprovação das demais medidas propostas atendem anseio manifestado pela coletividade de associados no sentido de que os custos operacionais e administrativos se restrinjam ao estritamente necessário para o bom funcionamento do plano associados, obtendo a melhor relação possível entre custo e benefício.
3) O aporte exclusivo do Banco para a cobertura do déficit dos exercícios de 2014 e 2015 suaviza a perda de receita sofrida em decorrência de alterações unilaterais na sua política de recursos humanos em seu exclusivo proveito.
4) Espera-se que o apoio à implantação da Atenção Integral à Saúde resulte em melhoria do cuidado com a saúde, aumente o nível de responsabilidade dos associados com o autocuidado, elimine desperdícios e reduza os custos operacionais, ou seja, aqueles ligados à assistência prestada.
5) A adoção de um mecanismo perene para a adequação da receita frente aos custos com a assistência proporcionada pela CASSI, com a participação do patrocinador Banco do Brasil na proporção de sua responsabilidade pelo custeio, se reveste de importância vital. Elimina os riscos e sobressaltos que vêm se repetindo periodicamente em decorrência de déficits que, por não terem cobertura assegurada, causam contingenciamentos como o ora vivido, afetam seriamente a capacidade de a CASSI renegociar contratos em seus vencimentos, contratar novos credenciados, enfim, a impedem de satisfazer adequadamente a assistência a que está obrigada por força de seus normativos.
6) A manutenção da responsabilidade do patrocinador com as contribuições pós laborais, ou seja, as vertidas para os aposentados e pensionistas, é crucial diante das incertezas quanto a situações futuras que podem comprometer a capacidade da CASSI na satisfação de suas obrigações.
7) A manutenção do princípio da solidariedade, defendida pela proposta consolidada, se coaduna com a filosofia que norteou a criação da CASSI e que se manteve até o presente, e atende o anseio da grande maioria dos participantes.
Por tudo isso, o Movimento Semente da União conclama as demais entidades representativas do funcionalismo designadas para participar da mesa de negociações a encamparem a proposta consolidada pela FAABB, a aperfeiçoarem-na no que for possível e, todos juntos, a defenderem uma posição unida, que confiram perenidade à CASSI, principalmente ao Plano Associados, que encontra dificuldades sérias.
Diante do reconhecimento da importância da CASSI para o Banco e da decisão de não deixar de honrar seu compromisso com os aposentados e pensionistas, manifestados por seu diretor Carlos Neri, o Movimento Semente da União espera que ele adote uma atitude digna e concorde com a proposta apresentada na mesa de negociação pelos nossos representantes.
Em 16 de junho de 2015.
Conselho Gestor do MOVIMENTO SEMENTE DA UNIÃO - MSU
Nenhum comentário:
Postar um comentário