BEM-VINDO AO BLOG DO RAY.

ESPAÇO DEMOCRÁTICO, TERRITÓRIO LIVRE ONDE TODOS OS ASSUNTOS SÃO TRATADOS E REPERCUTIDOS.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

MAIOR ENTRADA DE TURISTAS DESDE 2005

Segunda-feira, 18/04/2011 - 08h51m

ECONOMIA - Brasil tem a maior entrada de turistas estrangeiros desde 2005

O movimento de turistas estrangeiros no país em 2010 foi o maior dos últimos cinco anos. Dados da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) apontam que o Brasil recebeu 5,161 milhões de turistas de outros países.

Isso significa uma expansão de 7,5% ante os 4,802 milhões que vieram para cá em 2009.

O número do ano passado ainda fica abaixo do recorde de 5,3 milhões de turistas que visitaram o Brasil em 2005. A tendência é que essa marca seja suplantada em breve, de acordo com avaliação do presidente da Embratur, Mário Moysés.

"Temos expectativa de crescer no mesmo ritmo, talvez entre 6% e 7% esse ano, e aumentar um pouco nos anos seguintes. Há um interesse maior pelo Brasil nos últimos anos, não só como destino turístico mas como pela inserção do país no mundo. Isso tem impacto no turismo", afirmou, após participar da abertura da feira de turismo Brite 2011, no Rio de Janeiro.

Os turistas estrangeiros gastaram, em média, US$ 1.146 em 2010, crescimento de 3,8% na comparação com os US$ 1.104 médios observados no ano anterior. Esse dado leva em conta os gastos realizados em um período de dez dias.

A maior parte de estrangeiros que visitaram o Brasil veio da América do Sul. Foram pouco mais de 2 milhões de turistas vindos dos países vizinhos. A maioria, em torno de 1,4 milhão, era de argentinos.

Para Moysés, há espaço para que mais turistas do continente desembarquem em solo brasileiro. Segundo ele, é necessário melhorar a infraestrutura aeroportuária, mas também é fundamental que a oferta de voos seja ampliada.

"O Brasil perde turistas no Nordeste porque há poucos voos diretos. Com escalas, há uma demora grande", diz.

CAMPANHA >

Uma campanha publicitária com o slogan "Rio Loves You" ("Rio te ama") será lançada em Nova York. O objetivo é promover a cidade como destino para turistas norte-americanos.

Com orçamento previsto de US$ 1 milhão, a campanha será veiculada em 37 canais de TV e 144 estações de rádio. Serão usados ainda cerca de 500 outdoors.

O foco da campanha é o verão no Rio. Adam Carter, presidente da Brasil Tour Operators Association, entidade responsável pela campanha, espera aumentar em cerca de 85% as vendas de pacotes para o Rio no verão.

Fonte: Folha de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário