BEM-VINDO AO BLOG DO RAY.

ESPAÇO DEMOCRÁTICO, TERRITÓRIO LIVRE ONDE TODOS OS ASSUNTOS SÃO TRATADOS E REPERCUTIDOS.


terça-feira, 18 de junho de 2013

EXTERIOR: ENTIDADES DÃO NOVOS PASSOS

Fonte: abrapp



 18/06/2013
Juros baixos e o desejo de diversificar a carteira fazem as entidades se preparar para investir no exterior. A Valia, informa o seu diretor de Investimentos, Maurício Wanderley, está estruturando uma área voltada exclusivamente para alocação de recursos lá fora. Já a Fundação Cesp, explica Jorge Simino, também diretor de Investimentos, está na fase em que se busca a aprovação da governança que irá sustentar tais aplicações, sendo que o processo avança, porque 9 dos 10 comitês gestores de planos já aprovaram a ideia das alocações globais e uma assembleia deverá ratificar a decisão até o final deste mês.

A gerente que vai responder pela nova área na Valia, Ana Cláudia Nolte, está nesse momento no exterior conversando com investidores e gestores internacionais, estudando jurisdições, enquanto a entidade prossegue na contratação da equipe e monta a estrutura que vai dar suporte às decisões de investimento. Segundo Maurício Wanderley, proposta de política está sendo estruturada para apresentação ao Conselho até o final de 2013 e definição de um mandato.

“Ninguém vai ser hiper ativo num primeiro momento em seus investimentos no exterior”, esclarece Simino, lembrando que “ninguém aprende a nadar em alto mar”. As coisas vão acontecer aos poucos e Simino prevê que no primeiro ano não se vai avançar além de 02,% ou 0,3% do patrimônio.

O processo, e ao falar nisso Simino inclui o grupo informal de uma dezena de fundos de pensão que, sob a coordenação da Previ, estuda como investir no exterior, está a seu ver adiantado o suficiente para permitir que as primeiras alocações já aconteçam ainda em 2013. “Mas não há compromisso firme nesse sentido”, comenta Simino. A ideia é a contratação de três ou quatro gestores internacionais e atuar com foco na renda variável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário